Meu
projeto visto por mim
Ao iniciar esta disciplina percebi que íamos ter
bastante trabalho, pois se trata de uma disciplina interdisciplinar, logo teríamos
que trabalhar com bastante empenho para dar conta das atividades.
Logo que começamos a pensar nos projetos tive várias
idéias que surgiam ao longo da disciplina, mandei até alguns projetos para
serem avaliados pela tutora, mas ainda tínhamos que escolher as disciplinas com
as quais queríamos desenvolver o projeto,essa parte foi a mais fácil,como já
tínhamos uma disciplina já escolhida,que era a
disciplina de artes restava apenas escolher a outra disciplina a ser
trabalhada no projeto.Não tive duvidas que deveria trabalhar com a disciplina
de português,que gosto muito dando assim oportunidade de trabalhar com minha
turma de EJA (educação de jovens e adultos).
A escolha do tema a ser trabalhado no projeto, foi
uma tarefa bem complicada, teria que ser algo onde envolvesse as duas
disciplinas então decide trabalhar com
algo que de alguma forma contribuísse para formação de meus alunos e claro para
adquirir conhecimento do tema abordado no referido projeto.
Apesar de diversas tentativas com outros projetos, vi
a necessidade de fazer um resgate cultural, a respeito da literatura de cordel,
e seus cordelistas assim também como seus autores, ressaltando assim alguns
principais cordelistas, como por exemplo, J.Borges e Samico esses por sua vez retratam
a realidade do povo nordestino, isso me deu a certeza de que esse era o projeto
no qual deveria trabalhar e desenvolver junto com meus alunos.Esses artistas me
deram embasamento para prosseguir com este tema,percebi que os alunos se
sentiam motivados a participar com bastante entusiasmo do projeto,pois já
conheciam de alguma forma a literatura de cordel,mas nunca tinham ouvido falar
em xilogravura,isso me deu oportunidade
para instigá-los a conhecer essa técnica que faz parte da literatura de cordel.
Ao iniciar o projeto comecei por apresentar alguns cordéis
para os alunos que gostaram muito da idéia de trabalharmos coma algo que faz
parte de nossa cultura. ”acho muito interessante trabalharmos com cordel
professora,quando eu era criança ouvia muito de meu avô a recitação desses
versos,mas até então não sabia que se chamava literatura de cordel”,confessou o
aluno Raimundo Nonato do III módulo da EJA(educação de jovens e adultos).
Isso me encorajou ainda mais a perseverar neste
projeto com as disciplinas, de artes trabalhamos a técnica da xilogravura, onde
passei um vídeo de J.Borges para que os mesmos pudessem conhecer um pouco mais
sobre a xilogravura que é parte fundamental para ilustração dos cordéis.Trabalhamos
os textos da literatura de cordel,par que os alunos pudessem produzir seus próprios
textos,depois partimos então para a parte pratica de meu projeto que é
trabalhar a técnica da xilogravura com as matrizes de madeira,depois de feitas
as xilogravuras fizemos a impressão para então juntos ilustrar nosso poemas de
cordel,”professora gostei muito dessa técnica e também dos artistas que
trabalham com ela,nunca vi algo tão interessante de se aprender como a
xilogravura”diz a aluna Maria Cleidiane Bezerra,da turma do III módulo da EJA
(educação de jovens e adultos).
Acredito que esse projeto mudou a vida de meus alunos,
e minha também,pois aprendi muito com os textos e com os artistas que trabalham
com a literatura de cordel e por que não dizer que aprendi com meus alunos que
sempre me estimulam a buscar coisas novas para levar para sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário