quinta-feira, 24 de novembro de 2011




Meu projeto visto por mim

Ao iniciar esta disciplina percebi que íamos ter bastante trabalho, pois se trata de uma disciplina interdisciplinar, logo teríamos que trabalhar com bastante empenho para dar conta das atividades.
Logo que começamos a pensar nos projetos tive várias idéias que surgiam ao longo da disciplina, mandei até alguns projetos para serem avaliados pela tutora, mas ainda tínhamos que escolher as disciplinas com as quais queríamos desenvolver o projeto,essa parte foi a mais fácil,como já tínhamos uma disciplina já escolhida,que era a  disciplina de artes restava apenas escolher a outra disciplina a ser trabalhada no projeto.Não tive duvidas que deveria trabalhar com a disciplina de português,que gosto muito dando assim oportunidade de trabalhar com minha turma de EJA (educação de jovens e adultos).
A escolha do tema a ser trabalhado no projeto, foi uma tarefa bem complicada, teria que ser algo onde envolvesse as duas disciplinas então decide trabalhar  com algo que de alguma forma contribuísse para formação de meus alunos e claro para adquirir conhecimento do tema abordado no referido projeto.
Apesar de diversas tentativas com outros projetos, vi a necessidade de fazer um resgate cultural, a respeito da literatura de cordel, e seus cordelistas assim também como seus autores, ressaltando assim alguns principais cordelistas, como por exemplo, J.Borges e Samico esses por sua vez retratam a realidade do povo nordestino, isso me deu a certeza de que esse era o projeto no qual deveria trabalhar e desenvolver junto com meus alunos.Esses artistas me deram embasamento para prosseguir com este tema,percebi que os alunos se sentiam motivados a participar com bastante entusiasmo do projeto,pois já conheciam de alguma forma a literatura de cordel,mas nunca tinham ouvido falar em xilogravura,isso me deu  oportunidade para instigá-los a conhecer essa técnica que faz parte da literatura de cordel.
Ao iniciar o projeto comecei por apresentar alguns cordéis para os alunos que gostaram muito da idéia de trabalharmos coma algo que faz parte de nossa cultura. ”acho muito interessante trabalharmos com cordel professora,quando eu era criança ouvia muito de meu avô a recitação desses versos,mas até então não sabia que se chamava literatura de cordel”,confessou o aluno Raimundo Nonato do III módulo da EJA(educação de jovens e adultos).
Isso me encorajou ainda mais a perseverar neste projeto com as disciplinas, de artes trabalhamos a técnica da xilogravura, onde passei um vídeo de J.Borges para que os mesmos pudessem conhecer um pouco mais sobre a xilogravura que é parte fundamental para ilustração dos cordéis.Trabalhamos os textos da literatura de cordel,par que os alunos pudessem produzir seus próprios textos,depois partimos então para a parte pratica de meu projeto que é trabalhar a técnica da xilogravura com as matrizes de madeira,depois de feitas as xilogravuras fizemos a impressão para então juntos ilustrar nosso poemas de cordel,”professora gostei muito dessa técnica e também dos artistas que trabalham com ela,nunca vi algo tão interessante de se aprender como a xilogravura”diz a aluna Maria Cleidiane Bezerra,da turma do III módulo da EJA (educação de jovens e adultos).
Acredito que esse projeto mudou a vida de meus alunos, e minha também,pois aprendi muito com os textos e com os artistas que trabalham com a literatura de cordel e por que não dizer que aprendi com meus alunos que sempre me estimulam a buscar coisas novas para levar para sala de aula.
    










Nenhum comentário:

Postar um comentário