sexta-feira, 25 de novembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Meu
projeto visto por mim
Ao iniciar esta disciplina percebi que íamos ter
bastante trabalho, pois se trata de uma disciplina interdisciplinar, logo teríamos
que trabalhar com bastante empenho para dar conta das atividades.
Logo que começamos a pensar nos projetos tive várias
idéias que surgiam ao longo da disciplina, mandei até alguns projetos para
serem avaliados pela tutora, mas ainda tínhamos que escolher as disciplinas com
as quais queríamos desenvolver o projeto,essa parte foi a mais fácil,como já
tínhamos uma disciplina já escolhida,que era a
disciplina de artes restava apenas escolher a outra disciplina a ser
trabalhada no projeto.Não tive duvidas que deveria trabalhar com a disciplina
de português,que gosto muito dando assim oportunidade de trabalhar com minha
turma de EJA (educação de jovens e adultos).
A escolha do tema a ser trabalhado no projeto, foi
uma tarefa bem complicada, teria que ser algo onde envolvesse as duas
disciplinas então decide trabalhar com
algo que de alguma forma contribuísse para formação de meus alunos e claro para
adquirir conhecimento do tema abordado no referido projeto.
Apesar de diversas tentativas com outros projetos, vi
a necessidade de fazer um resgate cultural, a respeito da literatura de cordel,
e seus cordelistas assim também como seus autores, ressaltando assim alguns
principais cordelistas, como por exemplo, J.Borges e Samico esses por sua vez retratam
a realidade do povo nordestino, isso me deu a certeza de que esse era o projeto
no qual deveria trabalhar e desenvolver junto com meus alunos.Esses artistas me
deram embasamento para prosseguir com este tema,percebi que os alunos se
sentiam motivados a participar com bastante entusiasmo do projeto,pois já
conheciam de alguma forma a literatura de cordel,mas nunca tinham ouvido falar
em xilogravura,isso me deu oportunidade
para instigá-los a conhecer essa técnica que faz parte da literatura de cordel.
Ao iniciar o projeto comecei por apresentar alguns cordéis
para os alunos que gostaram muito da idéia de trabalharmos coma algo que faz
parte de nossa cultura. ”acho muito interessante trabalharmos com cordel
professora,quando eu era criança ouvia muito de meu avô a recitação desses
versos,mas até então não sabia que se chamava literatura de cordel”,confessou o
aluno Raimundo Nonato do III módulo da EJA(educação de jovens e adultos).
Isso me encorajou ainda mais a perseverar neste
projeto com as disciplinas, de artes trabalhamos a técnica da xilogravura, onde
passei um vídeo de J.Borges para que os mesmos pudessem conhecer um pouco mais
sobre a xilogravura que é parte fundamental para ilustração dos cordéis.Trabalhamos
os textos da literatura de cordel,par que os alunos pudessem produzir seus próprios
textos,depois partimos então para a parte pratica de meu projeto que é
trabalhar a técnica da xilogravura com as matrizes de madeira,depois de feitas
as xilogravuras fizemos a impressão para então juntos ilustrar nosso poemas de
cordel,”professora gostei muito dessa técnica e também dos artistas que
trabalham com ela,nunca vi algo tão interessante de se aprender como a
xilogravura”diz a aluna Maria Cleidiane Bezerra,da turma do III módulo da EJA
(educação de jovens e adultos).
Acredito que esse projeto mudou a vida de meus alunos,
e minha também,pois aprendi muito com os textos e com os artistas que trabalham
com a literatura de cordel e por que não dizer que aprendi com meus alunos que
sempre me estimulam a buscar coisas novas para levar para sala de aula.
domingo, 13 de novembro de 2011
Relatório de PIEA 2
Relatório de PIEA 2
O presente relatório tem
como objetivo principal, relatar os
trabalhos desenvolvidos dentro do
projeto interdisciplinar que faz parte da disciplina de PIEA 2, o tema do
projeto é ( Minha escola lê),com este projeto trabalhamos com duas disciplinas
de português e artes,trabalhando a diversidade da leitura e da arte dentro da
escola.
Par a iniciamos as
atividades que serão desenvolvidas no projeto,foi lido todo o projeto para os
alunos para que os mesmos pudessem estar inteirados daquilo que iríamos
trabalhar durante as aulas, o desenvolvimento das atividades foram executados em dois dias de aula,dando
oportunidade para que os alunos se integrassem nas atividades.
Os objetivos gerais do
projeto :
Ø
Fortalecer
a cultura de valorização da leitura e artística desenvolvendo nos alunos a
competência leitora e artística
Iniciamos a aula com a
apresentação de um vídeo sobre arte e
leitura, para que os alunos se interassem ainda mais sobre o tema do projeto,logo em seguida distribui alguns
textos para fazer a leitura e dramatização dos textos,após realizar a leitura e
o desenvolvimento teatral dos textos envolvendo-os na história e na
dramatização.
Já na segunda aula
partimos então para segunda atividade desta feita a confecção de uma caixinha de leitura, onde
utilizamos algumas matérias como: caixa de papelão, papel colorido para
enfeitar a caixa, cola branca, tesoura, fita adesiva.
Ao questionar os alunos a
respeito das aulas os mesmos responderam que gostaram muito, e que deveríamos
fazer esse tipo de aula mais vezes, a criatividade desses alunos chega a nos surpreender, pois
os mesmo vem a arte como algo livre e descontraído, e isso q eu meu projeto
visa a instigar a criatividade e a curiosidade de meus alunos através da arte.
Com base nesse projeto
pude perceber que a arte nos dá várias possibilidades de criar e inovar
trazendo para escola o verdadeiro significado da arte e da cultura dentro da
comunidade escolar.
domingo, 6 de novembro de 2011
modelagem em argila
MODELAGEM EM ARGILA
Feijó - 2011
SUMÁRIO
1.Apresentação....................................................................................................4
1.1 Justificativa....................................................................................................4
2. Tema – Escultura em argila.............................................................................5 2.1 Introdução .....................................................................................................5
2.2 Desenvolvimentos.........................................................................................8 2.3 Conclusão ....................................................................................................9
3. Referências Bibliográficas ............................................................................10
1. APRESENTAÇÃO
A arte cultural de um povo é manifestação A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
Este trabalho tem como tema principal a escultura em argila e tem como objetivo principal desenvolver a criatividade e a sensibilidade artística de forma que possa manipular a argila a deixe apta para criar diversas obras.
Este trabalho tem como tema principal a escultura em argila e tem como objetivo principal desenvolver a criatividade e a sensibilidade artística de forma que possa manipular a argila a deixe apta para criar diversas obras.
O projeto tem como finalidade esclarecer os diversos conceitos do que é arte ou artesanato dentro da manipulação em argila, tendo como base o processo de criação do artista.
2.MODELAGEM EM ARGILA
2.1 INTRODUÇÃO
A arte hoje é vista como algo que pode melhorar e mui to uma sociedade, pensando nisso resolvi trazer para este trabalho algo que muitas vezes achamos desnecessário e muitas vezes banais, as obras em argila já foram desvalorizadas e criticadas duramente por alguns críticos de arte,por não saberem ao certo que se tratava de “arte ou artesanato”.
A verdade é que há uma enorme diferença entre arte e artesanato, isso nos é visível ao longo da história onde as obras de arte consideradas mais valiosas são aquelas feitas por grandes pintores e escultores como Da Vinci, Michelangelo, Donatello, dentre outros, que mesmo após séculos suas obras se perpetuam em nosso meio.
Com base para comprovar o valor artístico de meus alunos de EJAS sobre as esculturas de Mestre Vitalino e suas obras que também eram feitas de argila e que fazem parte da história da cultura do povo nordestino e que podemos apreciar no museu do Louvre, em Paris e na Chácara do Céu, no Rio de Janeiro.
Mestre Vitalino tinha uma grande paixão por suas obras,tanto que nunca deixou de ensinar sua técnica aos que dela tinham vontade de conhece - lá.Mestre Vitalino esculpia principalmente bonecos os quais não eram tão valorizados,pois as pessoas não queriam pagar o que realmente valia cada obra.
Com relação as minhas esculturas não tenho um tema especifico para dá continuidade as temas abordados em cada obra. Dentre as obras estão: bonecos, pequenos vasos, jarras, estátuas de pequeno porte, etc. Quero apresentar meu trabalho de uma forma bem real, mostrando que o artista artesão pode fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa assim, como qualquer pessoa pode construir verdadeiras obras de arte com argila sejam elas vasos utilitários ou esculturas.
Tendo como base as orientações de Vitalino, tento ter todos os cuidados necessários para que as obras tenham o resultado final esperado e que todos possam admirá-las com grande entusiasm
2.1.1 JUSTIFICATIVA
Ao longo da história da arte desenvolveram-se vários trabalhos, obras de arte que marcaram vários períodos da história da humanidade, dentre elas, as obras feitas com argila.
Com o passar do tempo, com a chegada da tecnologia esqueceu-se um pouco das origens das grandes obras de arte, inclusive, a pintura que também já se utilizou do barro para conseguir certos tons de tinta. A argila vem desde esses tempos em que não tinha, ou ainda, sabia como fazer certos tons de tinta e utilizavam o barro. Através da argila é possível fazer qualquer objeto de desejo apenas com as mãos e, é isso que pretendo ressaltar aqui, a utilidade da argila mesmo nos dias de hoje. Desse modo, a visão que muitos têm a respeito da argila poderá ser modificada resgatando, quem sabe, essa cultura, esse costume de se produzir obras de arte com a argila.
Assim sendo, hoje é imprescindível que cada pessoa tenha plena consciência do seu real significado e importância para a vida, para a história, costumes, tradições de cada um de nós. Ressaltando, ainda, o valor inquestionável para a valorização e perpetuação da nossa cultura. Uma vez que um dos grandes problemas da sociedade consiste exatamente na falta de conhecimento e, portanto, na desvalorização da própria cultura.
Entretanto, a conservação de uma mentalidade limitada a cerca da arte com argila dá-se a falta de conhecimento a respeito do tema. Dessa forma, é muito comum ouvir de uns opiniões distorcidas ou aleatória sem maiores conhecimento sobre a importância ou sentido no que se refere ao tema, pois, estes se encaram como não integrantes dessa realidade e não reconhecem nela algo presente e necessário a sua vida, a arte.
2.1.2 OBJETIVO GERAIS
Com este projeto pretendo alcançar os seguintes objetivos:
Ø Entender a argila como uma matéria-prima utilizada em diversas expressões artísticas em diversos momentos d o desenvolvimento da arte.
Ø Utilizar formas volumétricas nas esculturas escolhidas trabalhadas.
2.1.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø Produzir trabalhos plásticos com base na espontaneidade e inventabilidade de maneira pessoal na forma de expressar-se
Ø Respeitar e valorizar a forma de expressão de cada artista.
Ø Entender que há inúmeras formas de manifestação artística e que os mesmos fazem parte da cultura brasileira.
Ø Pesquisar sobre as diferentes formas e suportes para manipulação de minhas obras em argila.
2.2 DESDOBRAMENTOS
A escultura sempre fez parte da minha vida desde criança claro que não da maneira como vemos e aprendemos agora, mas de uma maneira bem simples e como forma de brincar com panelinhas feitas de argila, tudo isso fez com que eu me apaixonasse cada vez mais por esta manifestação.
Ao longo do tempo percebi que essa brincadeira poderia ser entendida como arte. Durante muito tempo fiquei com essa idéia adormecida até que em 2007 iniciei o curso de artes visuais pela (UAB/UNB), foi então que inicie uma jornada de muitas lutas e conquistas, veio à disciplina de ateliê que nos deixou curiosos e ao mesmo tempo apreensivos, por se trata de uma disciplina pratica e não tínhamos noção do que nos esperava.
Com base naquilo que aprendemos até agora nas disciplinas de ateliê, minhas obras se baseiam nas obras do grande escultor Mestre Vitalino, que também utiliza a argila como matéria-prima de suas obras, dando ênfase maior aos bonecos que tem sua inspiração em seu povo.
Através Desse projeto pretendo fazer com que os alunos percebam os sentimentos expressem naquele momento, às sensações de alegria, prazer, toda a euforia e sentimentos que vão expressos nas esculturas.
Tive a idéia de trabalhar com argila, pois tenho boas recordações de meu tempo de criança, onde fazíamos vários tipos de objetos, de utensílios domésticos como, por exemplo: “panelinhas, vasos e etc.” Tudo isso me inspirou a desenvolver meu projeto nas esculturas de argila. Hoje muita coisa mudou o que era uma brincadeira tornou-se algo sério, muito já aprendi sobre escultura e minhas obras se aprimoram cada vez mais, as obras que produzo hoje são feitas com muito mais carinho e técnica do que antes.
Com base nos conceitos de Mestre Vitalino, os cuidados com as obras são primordiais, a maneira de secagem ao sol e os cuidados para não rachar os objetos e colocá-los ao sol para que seque antes de ir ao forno, tudo de forma muito artesanal e rústica.
O preparo da argila para também faz parte desse ritual, usar a argila certa faz parte de todo o trabalho, é necessário uma argila onde exista liga para que a mesma de uma forma melhor, a forma correta de trabalhar essa argila é de amassar e bater mesmo, como diz popularmente aqui na nossa região para que “barro morra”.
AVALIAÇÃO:
Será espontânea de forma a instigar a criatividade dos alunos,conhecendo o seu eu artístico.
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 1999.
NÓBLEGA, Jorge Geraldo. Ator de múltiplas culturas: Uma interferência teatral em classes de Jovens e Adultos Trabalhadores. POA: UFRGS, Pró-Reitoria de Recursos Humanos, Faculdade de Educação, 2º educação. 1999. nº0
PLOWMAN, JOHN. Técnicas escultóricas. Espanha, Editorial Acanto, S.A., 1995.
http://www.spiner.com.br/modules. php?Name=News&file=article&sid=192
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/caruaru/caruaru.htm
http://cultura.culturamix.com/arte/esculturas-de-argila
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